sábado, 22 de junho de 2013

Uma moeda com duas lindas faces: Hondarribia




Há muito tempo atrás era Fuenterrabía, hoje é Hondarribia (nada a ver com onda porque esta em castelhano é “hola”). No entanto, uma das faces tem o azul marinho; a outra, o passado medieval e renascentista.
Começámos pela face mais azul e cosmopolita, ao lado da praia, num amplo parque de estacionamento onde as AC se misturam com ligeiros, desde que tirem o ticket e paguem (caro: 1 € por hora!). A dois passos fica a praia de longo e extenso areal, com boas “holas”  e amena temperatura.

A uns dez minutos a pé, o lado marítimo continua a sentir-se no Bairro de la Marina , com os seus restaurantes típicos às cores, o cheiro a pescado , o ambiente quente e alegre de verão nas ruas e esplanadas.






Depois, numa parte mais elevada da cidade, entre muros, a cidadela medieval a evocar passado com arrobas de História.
Destaque para o seu peculiar “Parador”, antigo castelo de Carlos V, que na realidade foi construído por o rei Sancho de Navarra;




as ruas onde apetece andar e mirar na calmaria da tarde, com as suas janelas floridas, esculpidas e talhadas e os balcões de ferro forjado;




 (talvez este não apeteça...)



 a Plaza Guipuzcoa, parada no tempo, a qual apetece pintar se tela houvesse e veia artística…



 Dir-se-ia uma vila do interior e do passado, à espera de seus cavaleiros andantes, não fora, lá do topo da praça das Armas , sentir-se o cheiro a maresia e ver-se o azul acetinado do mar mergulhar no azul límpido do céu, ou como dizia Pessoa: “Mas nele (mar) é que espelhou o céu”.


 Aqui o mar não é português, é o Golfo de Biscaia, mais uma vez em terras bascas, ali, no fim do mapa de Espanha a dois passos da foz que leva a terras de França igualmente bascas, igualmente verdes, igualmente azuis.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Monte Jaizkibel



Todos os roteiros aconselham, este nosso também. Se for de férias até Espanha ou para lá dela (terá sempre de atravessar Espanha) faça um pequeno desvio:

Depois de visitar Donostia/San Sebastian, vá até França via monte Jaizkibel. E, para o percorrer a opção é mesmo entrar nele em vez de o contornar pela autoestrada. Como? Subindo a estrada G3440 que irá chegar a Hondarribia, mas, antes de lá chegar, há que ir de mansinho, apreciando a estrada e , evidentemente,  a paisagem. 


Isto mesmo: uma ode ao mar ao verde ao azul.
Chegados a o ponto mais inclinado, há que parar no miradouro e mirar… de um lado o fim de Espanha (com Hondarribia); do outro lado do rio , o início de França, com Hendaye.


 É incrível como até daqui se vê o quão rotunda é a terra e o quão uno é o mundo, sem necessidades de fronteiras, porque a paisagem continua igual para lá dos marcos, das barreiras , dos muros. Daqui é apenas uma grande manta de retalhos em variantes de verde , separados por um estreito rio a escassas braçadas a pular de um lado para o outro.