quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Carnaval de 2003, na Serra da Estrela




Não que tenhamos lá ido agora, recentemente… mas o frio inspirou-me a ir buscar imagens do passado, não muito longínquo é certo, mas quando olho para a evolução das crianças parece que foi há tanto tempo…
Afinal foi só ali, em 2003, na Serra da Estrela, por volta do Carnaval, sentado nas páginas do início de Março.
A curta estadia permitiu-nos apenas a visita a alguns pontos, apesar de o objectivo chave ser a neve.
Para “hotel” ficámo-nos pelo “SkiParque”, com pista de alcatifa branca e camping .
É claro que um de nós experimentou as malfadadas lições de sky, para concluir que o seu futuro estava mais ligado à água.

Fora esse pequeno percalço, meramente pontual, um capítulo da história familiar completamente encerrado, ficou na memória a paisagem circundante e o fazer-de-conta que a neve da pista e o nosso “profissionalismo” era à séria.

A pernoita não se revelou, no entanto, muito prática: caro relativamente às condições (provavelmente por alguma circunstância ocasional, a água corria num estreito fio que mal dava para lavar a loiça, quanto mais para o banho…). Mas a paisagem conquistou-nos, repito, e como por aquelas bandas nada mais há (achámos nós – se houver digam-nos…) de interessante para AC, ficámos duas noites.
.
.
É claro que cedo nos fartámos da neve artificial e partimos para “the real one”. Como as aulas de sky não fizeram milagres, optámos pelo “sku” em sacos e pranchas de neve. Mais divertido, sem dúvida.
.
O almoço foi mesmo ali, estacionados ao lado da neve, num terreno lisinho de terra ainda não inundada de neve, o pior foi quando quisemos sair e a Casinha decidiu atascar-se. Não fora um rol de homens musculosos e ainda lá estaríamos…
Uma das noites ainda experimentámos o Parque Pião, mas decididamente não compensa e não prima pelo interesse e beleza.
Almoçar a gastronomia regional é sempre algo que se deve desfrutar, por estas bandas: trutas, migas de bacalhau e, evidentemente, requeijão com doce de abóbora!!!
O regresso foi por Côja e, pela segunda vez na vida, apanhámos o desfile de Carnaval. Sempre ouvimos boas referências do camping de Côja, mas infelizmente fecha no Inverno. Optámos por o de Arganil, onde já havíamos passado uma semana há uma eternidade, ainda sem filhos, apenas com o Fox (o nosso saudoso pastor “melga”).

Um bom ponto de relaxe, com alguns holandeses que, pelos vistos, passeiam todo o ano. Pois, eu faria o mesmo se já estivesse na reforma…

Até lá, contentemo-nos com estas pequenas saídas, nem que seja como hoje, cinco anos depois , a recordar uns diazitos de férias “Cá dentro”.

1 comentário:

Decarvalho disse...

Excelente reportagem de interesse cultural e turistico
Parabens!