quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Antígona a navegar na Costa



Como filha da planície que sou, tenho sempre aquela necessidade romântica de inaugurar a praia no primeiro dia do ano. Estre ano foi excepção. A inauguração deste clássico evento ocorreu apenas a 5 de Fevereiro.
E, para falar verdade, só aconteceu por causa de outro motivo literalmente clássico. Refiro-me à tragédia de Sófocles, Antígona, em cena no Teatro Municipal de Almada, na noite anterior. Um banho, não de mar, mas de poesia pura pela boca do colectivo do Teatro S. João, Porto. Ali, envolta em sons, sonhos e mitos naquilo que me parecia a casca interior de um barco, fui desbravando águas para adormecer do outro lado da terra, na Costa da Caparica. Já passava bem da meia-noite e ali, no parque de estacionamento, frente ao “Barbas”, poderia estar tudo de molho, mas nem as águas se vislumbravam, tapadas pelas alturas pela mão do homem erguidas. Depois de sonhos com filhas e irmãs honradas, mortes e vinganças do Fatum, o dia acordou sem conflitos e presságios de má hora. Tirando aquele ambiente domingueiro e corriqueiro do fato de treino pela “marginal” e da excursão faminta ao “Barbas” (a crise , aliás, parecia não ter ali chegado)... Para alguns , outros comerão do que pescam...
Mais à frente, pisámos a praia pintada de um Mar de contrastes:
Um banho de luz e bailarinos surfistas




Versus uma areia de lixo




Ou ainda a vivacidade dos animais domésticos




Versus vidas idas que dão à costa





Assim como elementos naturais




versus elementos anormais






Gente vestida-a-fingir-que-toma-banho




versus gente exposta ao tacto frio das águas





Eis o baptismo de 2011, eis Portugal antes da época balnear. Caminhemos à espera de melhores dias...

2 comentários:

Maria Sancho disse...

Olá Paula
Com estes dias de sol aproveite o fim de semana e venha até ao Algarve.Na Praia da Rocha junto à marina há um espaço enorme onde ´por enquanto é autorizado o estacionamento de autoc. e também em frente do hotel Luar.
Possívelmente até já conhece esses lugares.A praia da Rocha é sempre linda.Bom fim de semana.Bjs

Paula Vidigal disse...

Obrigada pela sugestão.
Nem todos os fins-de-semana posso sair, aliás cada vez são menos as saídas , infelizmente.
Percebo que é do Algrave... por acaso é raro ir até lá, se olhar para a minha lista de viagens verá o Algarve , mas não são muitas as vezes...não é a nossa paixão... já estive, porém , nos sítios que me sugere.

Obrigada pela sugestão, de qualquer forma!