domingo, 29 de setembro de 2013

Começou outono



Há oito dias atrás fazia sol e estava calor em Lisboa, assim:

 











Era o fim do verão.

Hoje chuvisca e o tempo está ameno e triste. É o início do outono.
No meu quintal a camisa branca esvoaça  e Lisboa está lá longe. Já passou uma semana.


Estava calor e em Lisboa havia de tudo: muito barulho em Belém , uma piscina fabulosa em Monsanto, e , nas ruas de Lisboa,  muita gente e um fervilhar de atividades.
Experimentámos o Lisboa Week, esgotado! Tentámos um passeio pelas ruínas romanas nas profundezas da baixa pombalina, uma fila até quase o Rossio! Tentámos apanhar o bus, o dia da “mobilidade” tinha alterado a rota!
Deixámo-nos guiar pelas colinas. Um salto até as ruínas do teatro romano – que calor!


Mais um esforço e uma ida ao castelo. Fila e bilhete para pagar. Pronto, deixa lá, fiquemo-nos pelas paisagens no início de Alfama ou por um relax no Chapitô! 





(uma nuvem de palha d'aço)






Mais uma voltinha e a casa dos Bicos , a fundação já estava fechada , nada de Saramago , só um vislumbre do seu elefante…



Não interessa, continuemos a respirar o cheiro alfacinha e a pequeno almoçar pastéis de Belém; procuremos no Terreiro do Paço uma feira de artesanato; na rua do Ouro a animação habitual. Lisboa está tão cosmopolita…
Subi, subi até à Avenida da Liberdade. Bolas, que calor, nada como uma imperial, ali, no Banana’s Bar,  junto ao som poético de  Pacman, agora “Algodão” em vez de “Da-Weasel”.



( O rapaz gosta de cantar descalço, qual Cesária Évora...)


A noite cai. O calor continua, bares e restaurantes cheios, no Chiado os turistas começam a descer ,  outros ainda querem subir no elevador, para nós está na hora de outras paragens.
Em Monsanto tudo tranquilo. Amanhece. Outra vez piscina.



Foram o quê ?  Vinte e quatro horas de final de verão, o outono vai começar.
Hoje já começou.

1 comentário:

Carlos da Gama disse...

Linda essa sua prosa de Verão. Lisboa emerge das suas palavras quente e atraente.
Hoje o Outono amanheceu molhado e quase frio.Um novo ciclo já escorre pela natureza que se prepara para um passeio de cores e maties outonais. Depois..., depois é a hibernação ...
Oxalá passe depressa!
Carlos da Gama