sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Dois conceitos de hotel: qual o mais fresco? Qual o mais quente?



Ambos no Alentejo, Portugal. Um em Vila Viçosa, outro nas cercanias de Évora.

Ambos apostam em novos conceitos que se prendem às fontes naturais, o mármore da zona de Estremoz-Vila Viçosa e a cortiça de todo o Alentejo.

(o de cortiça: em Évora )


(o de mármore: em Estremoz)

Que o mármore é uma rocha fria ao tato e por isso muito apreciada pelos alentejanos em escadas, chão e mosaicos, já todos sabemos. No verão, claro, porque no inverno, por terras alentejanas, o frio também enregela e bem.
Já a cortiça – agora muito na moda em malas, pulseiras e outras bijuterias e até em chapéus de chuva! - tem a tripla vantagem de preservar do frio e do calor e de ser impermeável à água. A tradição bem o sabia: agora que está novamente em moda o conceito marmita, já alguém voltou ao antigo tarro alentejano? Os camponeses usavam-no, tanto para o frio como para o calor…
Os hotéis em questão foram visitados em épocas distintas: o primeiro, “Alentejo Marmoris Hotel”, em Vila Viçosa, durante a primavera do ano passado, num tempo ameno e agradável, já com um calor convidativo a piscina; o segundo , o “Ecorkhotel” , perto de Évora, no mês abrasador de setembro, com quase 30 graus que se assemelham a 40, debaixo de um sol baixo e forte que abafava a atmosfera.
“Alentejo marmoris Hotel& Spa” (***** ) é inteiramente dedicado ao mármore , paixão dos proprietários que desde sempre trabalharam na área desta rocha. Situa-se no centro da bonita e histórica vila alentejana, num antigo lagar.





 Ecorkhotel” ( ****) situa-se no meio da planície alentejana, com Évora ao fundo, e é o primeiro hotel do mundo com um revestimento de cortiça (diz a puiblicidade). Atenção, esse revestimento surge apenas no envolvimento do edifício central (que alberga receção, bar, restaurante, piscina, spa e ginásio), a restante cortiça adivinha-se e sente-se ( toca-se também ) na natureza envolvente. Este novo projeto tem ainda em conta a preocupação ambiental e apresenta uma nova forma de aproveitamento das energias alternativas, igualmente no edifício central. As suites (56) são pequenas casinhas brancas espalhadas pela beleza árida da planície, a piscina tem um toque especial: situa-se no 1º andar do edifício central, espreitando a imensidão alentejana, tocando o céu aberto e intensamente azul.






Saber qual é o mais fresco ou o mais quente (dependendo das estações do ano, ou climas sujeitos a alterações sem estações) será tarefa vossa, nós, por enquanto, continuamos a relaxar noutro conceito de hotel e cama… sobre rodas. Foi só uma pausa … para relaxar.

Sem comentários: