domingo, 24 de setembro de 2017

Galiza – Santiago, Corpo de Deus ?



Se as rias são a mão de Deus, que dizer de Santiago de Compostela?

Aqui está sepultado o corpo do Santo trazido desde a Terra santa pelos seus discípulos. O barco onde vinha terá sido, diz a lenda, atracado numa pedra, o padrão que deu o nome à povoação Padrón.



O seu corpo foi enterrado em Íria Flavia ( atualmente perto de Padrón) , em segredo, num bosque, e terá sido descoberto mais tarde. Tudo envolto em mistério, incertezas, versões múltiplas, lendas, crenças… o que é certo é que desde a Idade Média até aos dias de hoje o caminho de Santiago vai até à catedral de Compostela onde dizem estar a arca com os restos mortais do Santo, discípulo de Jesus. 



Obradoiro

Vê-la não é fácil, há que ter paciência e sofrer uma fila de cabeça ao sol, o que vale são as animações frequentes na Praça das Platerias , mesmo ali ao lado.




Santiago de Compostela , símbolo cristão a seguir a Roma e a Jerusalém, é um mundo não só de crenças e simbologia, como a concha (a concha da vieira como prova de que o peregrino teria cumprido  a sua promessa de peregrinação, ou a lenda do homem salvo pelo santo que veio à tona de água com o corpo forrado por conchas); 



Catedral - orgão

é um mundo de fé – a sensação de quem acredita e ali chega ao fim de muitos quilómetros é notória na felicidade de muitos rostos e no cansaço percorrido; 







e é também um mundo de arte, não só física mas uma arte que se sente e emana das suas ruas, das suas mil e uma igrejas, 



Igreja das Almas, particularmente soberba no seu interior " 3D"

dos seus mil e um palácios de rendas,



 da sua própria energia, nos seus eventos culturais, na sua gastronomia , no seu mercado e pescados (HUM!!!!- ostras !!!),




 na sua graciosidade.








Santiago de Compostela é A cidade da Galiza, uma das cidades de Espanha, desta nossa  Península que ainda continua agarrada à Europa, que me encanta!

Para pernoita com segurança: um largo parque exclusivo para AC e autocarros, sobre um chão de alcatrão e debaixo de um imenso céu, infelizmente sem uma única sombra ( N 42º 53’ 40.19 W 8º 31´56.09). Tem os serviços básicos e vigilância, 12 € noite, a 1.500 m do centro, com serviço de autocarro para os mais preguiçosos.

Sem comentários: