sábado, 15 de janeiro de 2022

Locronan – um filme a preto e branco

 

 


 

A chuva continua.

A 45 minutos de Concarneau, o cenário cinematográfico de Locronan. Ainda por cima era dia de mercado noturno e a nossa curiosidade de estreantes na Bretanha dos mercados não nos deixou indiferentes.

Com a chuva e o pretexto de um passatempo noturno, pensámos em abancar na nova “quinta”, mais concretamente numa ASA ”Campingcar”, nas quais ainda não tínhamos conseguido “morar” por falta de cartão. Após várias tentativas e contactos através do bocal da máquina e com a “little help” de uma companheiro aparentemente francês que afinal era português, lá conseguimos o dito cartão que nos fez falta em Nantes e que mais à frente nos ajudaria em … Nantes!




Entre abertas e sestas, percorremos o idílico cenário de filmes, um deles de Jean Jeunet, várias vezes ao dia até à hora do mercado noturno.

A sua beleza arquitetónica faz deste pequeno lugarejo um ponto nevrálgico excecional. Antes burgo próspero devido às suas telas; agora pelas suas ruas, lojas de artesanato e mercado semanal noturno, poeticamente publicitado como “marche aux étoiles”.


 Cada casa de granito nascida entre os séculos XVII/ XVIII é um restaurante ou uma loja de artesanato, e a sua praça central é a grande atração. Ao centro o poço, a igreja Saint-Ronan (verdadeira pérola do gótico) e em círculo as paredes nobres de 14 casas de granito que fazem as delícias das lentes fotográficas.

Afinal o mercado não teve estrelas nem esteve sob as estrelas, o burgo era a estrela maior. A chuva continuava, não esquecer que se trata da Bretanha…










Sem comentários: