quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Comboio com ninfas à mistura


A propósito de Noruega, já falei de fiordes e cascatas , de viagens por estradas com vistas deslumbrantes e de ferries que deslizam insonoramente sobre fiordes de sonho. Falta falar de outras viagens -  de comboio - e de outras cascatas líquidas e sonoras.




Para quem quer percorrer a distância Fläm- Myrdal, pode fazê-lo ou a pé, ou  de bicicleta ou de comboio. A  meio do percurso pode deleitar-se com a cascata Kjosfossen , a qual  reserva, no verão, ainda uma outra surpresa...

Há muitos, muitos anos, chegar a Myrdal seria um longo percurso por subidas íngremes e ventos glaciais, porém, em  1941, depois de 20 anos de construção, escavando cada metro à mão, inaugurou-se o primeiro comboio que permitiu  unir pessoas e localidades. A  passo de caracol, demorando um mês para escavar um metro de túnel,  o homem conseguiu mais esta proeza, documentada no Museu Carril em Fläm (entrada gratuita) e vivenciada num percurso relaxante de comboio, com as vistas mais incríveis.




A meio do percurso o comboio para e os passageiros podem admirar a cascata Kjosfossen e deleitar-se com    a surpresa visual e musicada a dar vida a mais um mito. Desta vez não será um troll obeso e narigudo, mas uma elegante dama vestida de vermelho, dançando no seio da paisagem, ao som de uma música etérea a ecoar pelas montanhas. A dama de vermelho, é a ninfa Huldra, aquela que encanta os homens viajantes. E a avaliar pelo resultado, as mulheres também…





Sem comentários: