sábado, 22 de junho de 2013

Uma moeda com duas lindas faces: Hondarribia




Há muito tempo atrás era Fuenterrabía, hoje é Hondarribia (nada a ver com onda porque esta em castelhano é “hola”). No entanto, uma das faces tem o azul marinho; a outra, o passado medieval e renascentista.
Começámos pela face mais azul e cosmopolita, ao lado da praia, num amplo parque de estacionamento onde as AC se misturam com ligeiros, desde que tirem o ticket e paguem (caro: 1 € por hora!). A dois passos fica a praia de longo e extenso areal, com boas “holas”  e amena temperatura.

A uns dez minutos a pé, o lado marítimo continua a sentir-se no Bairro de la Marina , com os seus restaurantes típicos às cores, o cheiro a pescado , o ambiente quente e alegre de verão nas ruas e esplanadas.






Depois, numa parte mais elevada da cidade, entre muros, a cidadela medieval a evocar passado com arrobas de História.
Destaque para o seu peculiar “Parador”, antigo castelo de Carlos V, que na realidade foi construído por o rei Sancho de Navarra;




as ruas onde apetece andar e mirar na calmaria da tarde, com as suas janelas floridas, esculpidas e talhadas e os balcões de ferro forjado;




 (talvez este não apeteça...)



 a Plaza Guipuzcoa, parada no tempo, a qual apetece pintar se tela houvesse e veia artística…



 Dir-se-ia uma vila do interior e do passado, à espera de seus cavaleiros andantes, não fora, lá do topo da praça das Armas , sentir-se o cheiro a maresia e ver-se o azul acetinado do mar mergulhar no azul límpido do céu, ou como dizia Pessoa: “Mas nele (mar) é que espelhou o céu”.


 Aqui o mar não é português, é o Golfo de Biscaia, mais uma vez em terras bascas, ali, no fim do mapa de Espanha a dois passos da foz que leva a terras de França igualmente bascas, igualmente verdes, igualmente azuis.

1 comentário:

Tribo das AC's Clássicas disse...

Este local está nos planos ara as férias de verão.