segunda-feira, 21 de abril de 2014

A porta abriu-se

Afinal lá saíram estes viajantesdecasaascostas por uma fresta da porta. Uma fresta pequena de duas noites, por caminhos há muito conhecidos, vezes sem conta fotografados mas ainda assim uma rapidinha na qual deu para   VER:

Azul

Mar
Pessoas aos sol
Pessoas na água
Barcos no horizonte

Autocaravanas 












CHEIRAR:

Mar
Peixe
Sol e vento

TOCAR:

Na areia da praia


SABOREAR:
O primeiro gelado da primavera, na praça Marquês de Pombal




Mudanças:

Coisa rara destes viajantes: por via das contingências ainda embruxadas de 2012, “fechámo-nos” no parque de campismo de Porto Côvo, mesmo ao lado da zona para autocaravanas; esta  a custo zero,  a outra nem por isso. Nada de novo na área. Continua concorrida, gente a pernoitar, a estar, a esvaziar e a encher depósitos de águas.
Igualmente nada de novo no parque de campismo que não serve, decididamente, para o espírito livre e aventureiro de quem procura e quer sempre mais.  É um bairro de bungallows e roulottes nas suas quintinhas privadas, com mais ou menos jardins, mesas, candeeiros e bibelots. No bairro não há espaço para tendas quanto mais para autocaravanas, só muros, arbustos, antenas. Valha-lhe a zona de churrascos coletiva e talvez, no verão, a piscina. Deste modo como querem eles que as AC se confinem a parques? Só porque não sabem mesmo o que é ser autocaravanista.


(parque de campismo de Porto Covo)

Sendo nós dos raros (ainda lá vimos mais 3) a ficar no camping, todas as outras respiravam outro ar mais livre, como na falésia, o sítio das nossas preferências por estas bandas, onde, com a consciência tranquila gostamos de ficar a ver o mar, ali onde se é rei da paisagem. Como nós outros lá estavam, discretamente. Passámos lá uma tarde a VER e em família, com coisas de família.

 (atenção : estas não são as nossas casas!)


Avizinha-se, porém, um mau verão para os amantes de Porto Côvo. A praia da Samoqueira vê-se reduzida a calhau e a rochas.

(Samoqueira)


Salvou-se a Praia Grande e a dos Buizinhos que, apesar de micro, as suas águas reluzem de brilho e tons de azul, valendo-lhe ainda ser a mais próxima da vila.

                                                                        (Praia Grande)




                                                                          (Buizinhos)

Em S. Torpes o mesmo cenário de pouca areia e muito calhau, ficando a praia reduzida a metade do comprimento e em zona balnear, onde em 2014 espaço para estender a toalha?




Sem comentários: