sábado, 27 de setembro de 2014

Terras de Chianti


Ainda dia 11



Solo fértil em vinhas, nome do vinho tinto da região situada entre Florença e Siena.


Diz a lenda que os rivais produtores de vinho, fiorentinos e sienenses, decidiram pôr fim à disputa. Dois cavaleiros saíram de ambas as localidades ao “cantar do galo” e o ponto de encontro definiria o limite vinícola entre as duas cidades. Sienenses optaram por um galo jovem; fiorentinos por um galo velho, negro e escanzelado. No entanto, este acordou de madrugada e chegou cedo já perto de Siena, ganhando, portanto, Florença mais território.
Foi nesses território que estivemos, não vendo porém nem galo jovem nem galo velho.
Visitámos duas vilas dessa região de galos e vinhos: Castellina in Chianti, uma vila simpática com muitas adegas e enotecas. Na velha praça, a igreja simpática com a sua escadaria, onde não sei porquê , apetece sentar e imaginar gentes de outras eras…





A vila é ainda atravessada por uma peculiar muralha interna , na qual pequenas frestas de outrora, agora janelas, comunicam com os campos verdes de vinhedos e ciprestes da Toscana.







A acolhedora vila acolhe ainda os autocaravanistas, oferecendo-lhes uma área pública, com pagamento automático  a escassos metros do centro ( N 43, 47335   E 11, 28715)

Ainda por terras de Chianti demos um salto a Greve in Chianti, o ponto central da arte vinícola. Aí o chamamento foi mais forte e entrámos numa adega onde comprámos o dito para ser degustado ao jantar. 




No centro de Greve uma praça diferente do habitual, uma vez que foge à tradicional forma retangular, para se aproximar de um triângulo cujo vértice aponta  para a igreja de Santa Croce. No lado oposto a estátua de um explorador italiano, e a todo o redor da praça uma imensa  arcaria com muitas loggias e adegas. 






 Ao fundo da vila (N 43, 596061 E 11, 31397), na direção de Florença,  uma área pública própria para autocaravanas, grátis e tranquila onde ressonámos de pois de apaladarmos o jantar com o vinho do “galo” que nem para nos acordar soou. (Fotos da “Área di sosta”:

Sem comentários: