segunda-feira, 23 de março de 2015

Bye Croácia, hello Italy … again


14 de agosto

Lamento informar mas decidimos não continuar a explorar a Croácia.
Durante a noite caiu uma forte tempestade, de manhã a bonança espalhava-se pelo céu e mar em tons de cinzento. Às vezes choviam relâmpagos dentro do manto azul turquesa, linhas elétricas ligavam o céu ao mar.
Por mais imagens e publicidade que vissemos, tudo nos parecia idílico mas em simultâneo monotonamente idêntico.
Nova meta: Itália, provavelmente Vicenza.
E assim foi , perto das 18.00, solo italiano numa pequena cidade do Veneto: Vicenza, com uma área de serviço banal às portas do centro , mas com “navette”  (miniautocarro) gratuita.
( N 45.54282 E 11. 55821).

Chegámos ao centro depois das 18.00 , por isso já não conseguimos ver o belíssimo Teatro Olímpico. Tal como quase tudo nesta cidade , a obra é de Palladio. Não conseguimos ver o interior, ao que parece um teatro de madeira e estuque a imitar os teatros da Antiguidade. Do outro lado dos portões fechados, uma linda colunata e estátuas no jardim. 



Dali passámos ruo à praça principal, Piazza del Signori, e demo-nos conta do típico prato vicentino, o “baccala alla vicentina”, num pronto a comer, seria esse o nosso jantar. ..
A praça , dizia o Michelin, seria “igual à praça de S. Marcos”. Discordámos, apesar de também ter uma coluna com leão, uma torre enorme  e uma bela basílica. Tudo em ponto mais pequeno , e ainda sem a amálgama de turistas e asiáticos e pombos e sombrinhas de Veneza… Não é que sentíssemos falta da amálgama, mas a comparação do Michelin era ligeiramente hiperbólica.








No centro vários palazzos interessantes, ,  tudo muito palatino, a própria rua central se intitulava  Corso Andrea Palladio.




No entanto,  tudo com pouco movimento, lojas a fechar cedo, nada comparado com os horários croatas. Ou estariam os italianos todos a passar férias na Croácia ?
No regresso o pronto a comer estava fechado e lá se foram as esperanças de honrar o palato com a gastronomia local. Regresso a casa na navette e noite descansada na área grátis.

Não há , pois, semelhanças com a Croácia…  mesmo ali ao lado.

Sem comentários: