sábado, 13 de junho de 2015

O barato sai caro ou ainda a discriminação de cães



Estava calor aqui onde moro. Quase 40 graus e era apenas início de junho.
Nada como ir refrescar um pouco mais a norte. Portugal é pequeno, mas poucos quilómetros a norte e a coisa pode implicar menos 10 graus no termómetro. Na Foz do Arelho assim era: fresco alternado com calor, mas não este calor. Nevoeiro também e , à noite,  casacos , meias e cobertor. No Alentejo mais 10 graus!
De facto, a publicidade sobre a nova área de autocaravanas em Foz do Arelho, mesmo em frente à Lagoa de Óbidos tinha cá chegado, mas não conhecíamos. Na segunda ou primeira linha de estacionamento a água da lagoa está sempre lá à espreita, e ainda há casa de banho, tanque, lava-loiças e churrasco. Tudo pela simpática quantia de 3 € dia.





 A vila fica a poucos metros da foz mas sem nenhum Arelho, assim como a foz, antes de desaguar no Atlântico, passa pela lagoa que  ainda fica longe de Óbidos…
A vila é rica em alguns palacetes, fruto de no passado ter sido estância balnear de algumas personalidades ilustres e abonadas, uma delas Francisco Grandella, que chegou ali a deixar a sua marca com a construção da escola primária e por isso hoje tem direito a estátua.


A lagoa é apetitosa e acolhedora, os moluscos que de lá provêm também, os bares e cafezinhos têm alguma personalidade, num deles aparentemente bem simpático, no alto da praia, a ver o mar revolto e surfistas, precisamente na ala norte e assim apelidado, a personalidade era tão forte  (ironia ) que vivenciámos a nossa primeira discriminação dirigida à  nossa cadelita. Mesmo com a esplanada assente em pleno areal, vieram delicadamente pedir-nos para sair porque os animais de quatro patas não podiam estar próximos de mesas. Pena para eles, os da esplanada, fomos comer o gelado a outro sítio e nunca mais lá voltaremos.





É este o café que não aceita cães nem na esplanada, que é a praia onde não há sinais a proibir cães.




Também no parque de autocaravanas – segunda discriminação - tive de ouvir um francês refilar porque a cadela ladrava, queria ele saber se ela ladraria assim todo o santo dia… (quando foi a última vez que tive cão ? Há mais de 22 anos, de facto já não me lembrava como as pessoas podem ser ridículas e insensíveis) .

Apesar destas pequenas ninharias, o descanso foi bom, o sol e pouco calor também, os moluscos recomendam-se, o preço a pagar também… Ah! Já me esquecia (mentira!) , o pior de tudo foi termos perdido o título da autoestrada e na hora de pagar… tivemos de pagar a totalidade com o acréscimo de sermos veículo classe B. Nem me apetece redigir aqui a totalidade da cifra, apetece-me antes chorar e gritar de raiva “ só não acerto o euromilhões !!!”. 

4 comentários:

Maria Melo disse...

Olá, Vidigal Paula: Não se aborreçam, deixe estar. Não deixaram permanecer na esplanada com o canito, foram a outro lado, que ficou a lucrar. O francês reclamou do cão, azar o dele, quando vou a França é o que mais vejo as pessoas com cães e não me lembro de os ouvir falar, mas sim ladrar. Não costumo reclamar, mas já têm reclamado comigo, mas costumo dormir bem para esse lado. Sabe o que importa? Passear, passear, sobretudo de autocaravana. Estou ansiosa que chegue o meu dia. Continuação de boas férias e aproveitem ao máximo!

António Resende disse...

Quanto ao francês que não gostava do ladrar do 'canito', a resposta acertada seria: ''vá para o seu país que por cá isto ainda é nosso''!!!
A AE... acertado teria sido sair na Via Verde... a conta a pagar seria mais pequena... ;-)
Bom Fim de Semana!

Paula Vidigal disse...

A sério, pagaria menos na Via Verde? Mas eu n disse quanto paguei, e foi mesmo muito porque alegaram que a A8 tinha ligação com A5 e eu podia ter vindo do POrto.
Reclamei, vamos ver o q sucede, mas que já paguei, teve de ser.

Paula Vidigal disse...

Não , não me aborreci sobremaneira MAria Melo, só contei porque teve algum peso, mas mau mesmo foi o dinheiro da portagem...