sexta-feira, 5 de julho de 2019

Groningen, com amor




Sem casinha às costas, como chegar de Amesterdão a Groningen, terceira cidade da Holanda e lá bem a norte?
Uma das hipóteses é o comboio, embora o modo mais económico seja definitivamente o Flixbus. Os preços variam de acordo com o horário e a antecedência com que se reserva. Partindo às 19.30 conseguimos bilhete por 10 € cada. Tendo em conta que são mais de duzentos quilómetros com possibilidade de voltar a admirar os campos floridos, não esteve nada mal.
Groningen é a capital mundial da bicicleta (145 km de estradas para biclas), é a cidade da Holanda com a população mais jovem, na média dos 36 anos, fruto de nela estudarem 55 mil estudantes. Graças a um deles, percorremos céus e estradas até lá, mas sempre a pensar na casinha de rodas, a qual poderia ter rolado e transportado biclas pessoais. Assim, entre empréstimos e aluguer (só para dar uma ideia, a empresa onde alugámos tem na rua 11 mil bicicletas a circular), conseguimos fazer como os “romanos” e pedalámos uns bons quilómetros, sempre com muito cuidado porque  a experiência e rapidez dos outros era aflitiva.



No primeiro dia, a sensação de estar em Groningen é peculiarmente estranha, porque se pensa “onde estão os carros?”, “Como consegue haver espaço para tanta bicicleta?”… depois entranha-se e deseja-se um mundo para sempre assim, os estranhos afinal somos nós…


A zona central é um plano circular, outrora rodeado de muralhas, hoje, com um canal limítrofe e outros interiores, mais largos do que em Amesterdão, mas igualmente cheios de charme, sobretudo aqueles onde se fixam as singulares casas-barcos.



Logo à chegada, ao lado da paragem do Flixbus, fica o Museu da cidade, uma construção moderna que alberga obras de arte, nomeadamente pintura local e contemporânea. Outro museu é o Náutico, ambos praticam preços pouco convidativos.




Do outro lado da praça do museu “amarelo” fica a Estação de comboios, um edifício elegantemente gótico- renascença, do séc. XIX. O teto do hall é de “papier-maché”, com motivos alusivos ao trabalho, tempo e correios.




Deambular pelas ruas e pelo perímetro turístico é extremamente agradável.  Aconselhamos:
- Rua Boterngestraat , toda ela muito elegante, com edifícios históricos, atualmente alguns deles faculdades. Numa das ruas laterais, a segunda mais antiga universidade do país, na qual os professores ainda envergam as típicas togas.





- Praça Grote Markt – com o posto de turismo e a Câmara (alegremente decorada com vasos de tulipas), o soberbo café “Três irmãs”, dono de três edifícios e de variadíssimas marcas de cerveja.



Atrás da Câmara, o magnífico edifício Goldoffice, datado de 1635, que funcionava como escritório de coleta de impostos. Na sua fachada pode ler-se “ A César o que é de Cesar".


- Praça Vismarkt – onde se realiza o mercado semanal, o qual se veste de múltiplas roupagens. Consoante as épocas, peixe, fruta, carne ou flores ou artesanato. Quando chegámos vendia os víveres habituais (e os famosos e já internacionais pastéis de nata "tugas"), na sexta-feira de Páscoa chegaram as flores, na segunda-feira de Páscoa o artesanato. Sem mercados, a praça é uma imensidão de largo vazio, com outro encanto.



- O jardim Prinsenhoftuin, estilo renascença, com os seus arranjos florais e arvoredos labirínticos, nas traseiras de um antigo palacete, agora hotel.





- A igreja central, Martinitoren, visível de todos os pontos da cidade, com os seus 97 metros de altura.

- O edifício governamental, com a sua fachada de três cabeças de reis e, nas traseiras, as portadas tão tipicamente holandesas. Perto, a estátua de S. Jorge e o Dragão.






- Deixo para o fim os pontos-pérola de Groningen, três dos seus cinco hospícios ou asilos.

O mais antigo, Holy Spirit House, fundado no séc. XIII. Nele acolhiam-se pobres, doentes, idosos. Hoje, neste e nos outros, as casas são habitadas e no interior dos pátios (todos eles são murados) há um pequeno relvado ao centro (que belos banhos de sol na Páscoa primaveril por lá vi!) e o espaço é minuciosamente decorado com flores e peças decorativas ternurentas.









O St. Geertruid foi fundado em 1405, recebia pobres e doentes, mas também peregrinos.





O mais encantador de todos, St. Anthony Gasthuis, de 1517, mais afastado do centro da cidade por albergar doentes de pragas e doenças mentais, é um reino de paz , onde moram vizinhos simpáticos que nos cumprimentaram com prazer quando dissemos que éramos portugueses, “do país do sol!”.







- As pérolas seguintes, fora do âmbito histórico são dois espaços incontornáveis, com vida e muito apreciados pelos holandeses, os jardins. O do sul com lagos, relvados, espaços lúdicos para todas as idades, zona de animais com veados e o do norte, igualmente verde e com lagos. 







Em ambos sempre gente pedalando, piquenicando ao final da tarde e apanhando banhos de sol a qualquer hora, desde que o dito surja no céu.
Mais para sudoeste ainda o lago Hornsemmer, o qual publicito embora sem ter tido o prazer de o visitar. Falo dele porque é considerado a praia dos “groninguenses” e porque por lá pernoitam companheiros de casinhas com rodas.
A norte, a zona  Reitdiephaven, recente bairro de vivendas de madeira com um toque nórdico, zona colorida onde habitam jovens casais com muita criançada, ao lado do canal.




Enquanto “morámos” nesta jovem e animada cidade, o sol foi companhia constante, apesar de Groningen ter fama e proveito de ser varrida pela chuva e frio, por isso trouxemos na bagagem uma impressão suave e azul.
Por amor voámos para longe, rumo a momentos em família e ficou a vontade de repetir, certamente sem quartos alugados e sem aviões, autocarros ou carros alugados e quase de certeza viajando “de casaascostas”.




Sem comentários: