segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Atração à primeira vista

 


Auray – pequena vila de vistas deslumbrantes, quando na realidade é ela que , vista da ponte da autoestrada, constitui uma deslumbrante vista.

Não resistimos à visão e fizemos o desvio.

Ali estava ela no fundo de uma alegre ria, cheia de embarcações coloridas.




Auray tem duas vilas: a alta e a baixa. A primeira , mais moderna, distingue-se pela sua catedral de Notre Dame e Les Halles , mercado com bom peixe, nomeadamente as ostras!

A segunda, chega-se lá descendo a bonita rua do Castelo. Atracamos no porto onde o americano Benjamin Franklin desembarcou e encontramo-nos no chamado Quartier de Saint-Goustan, apreciando as antigas “colombages” do séc. XV, a simpática praça Saint-Sauveur e aproveitando o espírito da História com a receção de uma pequena feira de artesanato, na qual os intervenientes se vestiam a rigor.










O pirata gostou de pousar para a foto e nós do simpático desvio entre Vannes e Carnac.

 

Já agora…

Às vezes a segunda visita não é como a primeira, parece que o encanto da primeira suplanta a segunda. Aconteceu-nos a sensação em Vannes.

Mas o coração da vila e a foto mais repetida da história dos postais ilustrados teve de ser:

 


, assim como um ponto no mapa da cidade que já não recordávamos: “les Remparts” – arquitetura defensiva com as suas duas torres e o seu jardim – um bom local para refrescar o corpo e a mente.




 

Para pernoitar, optámos pela ASA de Séné, com luz e espaços amplos , ao lado de um camping. O passeio de biclas até à cidade é revigorante e belo será se optarem por fazer alguns kms até ao final do Golfo de Morbihan, justamente até à ilha de Conleau.



Sem comentários: