segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

“P” de pedras e de paixão

 


Província de Morbihan, à entrada do golfo com o mesmo nome.

Ainda antes de Carnac, “capital” de tudo o que tem a  ver com o  neolítico, uma outra curiosidade do mesmo período:  Locamariaquer e o seu “sítio dos megalíticos”.

 A pouco quilómetros da aldeia e do mar, este pequeno museu ao ar livre é  constituído por 3 conjuntos de respeito:  “la table des Marchans” - um dólmen de 25 a 30 metros de diâmetro, datado de 3900 AC; o “Le Grand Menir brisé”  -  um menir gigante com 20 metros de altura (4500 AC), o maior da Bretanha, hoje partido em quatro pedaços e que fazia parte de uma alinhamento de 19 menires; e ainda um túmulo, o “Er Grah” -  com 140 metros de profundidade e inscrições que os dedos podem dedilhar e sentir o calafrio dos séculos de silêncio que quer falar.


                                                                 La table des Marchands 

 



                                                               túmulo “Er Grah”




                                                                        o Grande menir

A partir daqui só mesmo a paixão hiperbólica de quem ama pedras , como o Obélix… 



Falo de Carnac: filas e filas de pedras alinhadas ,um cenário que, custa a crer, está ali desde o neolítico e que se estende ao longo de 4 kms, com 4000 menires, alguns deles dispostos em filas paralelas, como se estivessem aguardando pacientemente pelo por do sol ou por um qualquer autocarro que os levasse até à praia.





 Estão organizados em três grupos de “alinhamentos”; nós, igualmente três, homem, mulher e cadela, percorremos o do Ménec, calmamente. Ao longo de caminhos previamente delineados ao longo das pedras, sem incomodar e sem sermos incomodados. Apesar de  a polícia não nos quer estacionados ao longo da estrada, tivemos de sair e voltar a entrar para estacionar a casinha num parque de estacionamento permitido, nada de mais. Uma outra forma, bem mais agradável, é percorrer todos os conjuntos de bicicleta.

 

Pernoita: na costa Selvagem, um sítio inóspito a banhos mas paradisíaco de paisagens e falésias a pique. numa ASA frente ao mar. Como dizem os franceses “Magnifique!”.


Costa Selvagem 



Sem comentários: