quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ainda o dia 11 – Baviera, “um conto de fadas” a sério


De repente, como já referi a propósito da Áustria, já estávamos noutra linha, noutra fronteira, a da Alemanha, mesmo ali ao lado. É tão simplesmente assim: almoço na Áustria, jantar na Alemanha.
E, desde este dia 11 , por sinal o 2º dia de Agosto, começámos a percorrer uma das rotas desenhadas em casa: já há muito tempo que no cesto das revistas lá de casa, dormia religiosamente uma “ Volta ao mundo”, uma bem velhinha (de Março de 2004), que comprei porque a capa com uma paisagem completamente verdejante logo me atraiu. As parangonas , na capa , clamavam “Bela Baviera - Munique e Passeio de Conto de Fadas”. O roteiro e a viagem tinham sido desenhados, vivenciados , narrados e fotografados por Paulo Gama e Luís Catarino. Sabia-o quase de cor, a minha paixão por narrativas de viagem e viagens, acima de tudo, somadas à inveja por não me pagarem para o fazer, explica tudo!
Na crónica “Alta Baviera - como um conto de fadas”, uma fotografia com um certo comboiozinho a vapor tinha-me , desde sempre, aguçado o apetite. O dito transporte de ferro a vapor esfumaçando pelo ar, ficava perto do lago Chiemsee, o tal , mesmo ali, entre Innsbruck e Salzburg, o tal caminho que nos tinha feito pisar a Alemanha subitamente. E foi assim que começámos a repisar o roteiro de Paulo Gama e Luís Catarino.
Tal como eles também referiam nas suas crónicas, a chuva podia ser uma desagradável surpresa... começou logo ali, a metediça, mas sem nos derrotar. Primeiro estacionámos à beira do lago , em Priem a Chiemsse (N 47º51’33,5’’ E 012º 21’ 58,2’’),
depois fomos na peugada do comboiozito a vapor. Tal como já sabíamos, o dito vapor liga duas localidades - Prien e Stock – mas debaixo de chuva e já no fim de tarde, mais os preços que não eram doces, ficámo-nos por uma visão real daquilo que nos parecia fantasia... o comboio de lata ali estava, era real mesmo e apitava!!! Não menos real era o lago, de águas amplas, verdes, com barcos de cruzeiro , de passeio, de românticos devaneios.





Às 19.00 o guarda do parque avisou-nos que não podíamos pernoitar (onde está a Alemanha que eu julgava conhecer?) , porém, muito perto, descobrimos a zona permitida a AC, afinal num sítio bem mais aprazível, para não dizer uma das grandes memórias que por estas memórias ainda se pintam (N 47º 51’ 14.04’’ E 012º 22’ 0.624’’)







Digam lá que não é apetecível?

Continuava a chuva e a chuvita-molha-parvos, a máquina fotográfica não queria saber, disparava fotos atrás de fotos, as autocaravanas iam chegando e estacionando, uma holandesa com três dalmatas que me aconselhou veementemente o “Passeio romântico”, os espanhóis que já haviam dormido na noite anterior em Innsbruck (“olá , vizinhos, outra vez?!”)... e até uma alemã das redondezas que se apeou do seu mini carro e mesmo com chuva mergulhou nas apetitosas águas lacustres.


E idílico...
Noite caseira a contemplar, a jogar e até a ver filmes, imagine-se! O silêncio era doce e tranquilo, tal como o ameno bosque e maravilhoso lago. Que qualidade de vida... e afinal basta tão pouco!




Olá, nuestros hermanos!!!

2 comentários:

Maria Sancho disse...

Como fico com água na boca...
Ver estas fotos com lagos e patinhos,relva muito verde bancos
junto do lago e as autocaravanas ali naquele local tão aprazível...
Só posso dizer:maravilhoso!!!
Então e para quando uma volta pela
Suiça?É um nunca mais acabar de
recantos de uma beleza ímpar.Posso
da-lhe algumas dicas quando quiser.
Votos de uma boa semana.Bjs

Paula Vidigal disse...

Também adorei, claro.
Se for ao meu lençol de países (uso a expressão não por vaidade, mas por o blogue estar desarrumado quanto a essa parte), encontrará algumas menções à Suiça. Não são muitas, mas algumas.

Fico à espera de dicas suiças, claro.

bjs