sábado, 22 de janeiro de 2011

Dia 18 - vamos a Garmisch-Partenkirchen este Fevereiro?



Vamos lá mudar o astral (o da última crónica estava um pouco depressivo) e falemos de Garmisch-Partenkirchen, duas cidades vizinhas, agora irmanadas no capítulo das atracções turísticas , no que respeita aos desportos de Inverno. Foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936 e desde aí está no top das cidades alemãs destas práticas com a neve.









Ficámo-nos pela primeira (Garmisch) e o que vimos era uma homenagem ao Inverno: estâncias de ski a perder de vista, provavelmente em jogos de inverno a que hoje assistimos nos canais desportivos, enquanto fazemos zappings e dormitamos nas brasas (levantei-me por instantes, porque a lareira estava pouco forte, como serão os graus negativos agora, em Garmisch?). Naquele 9 de Agosto, havia sol , luz , verde e pistas de ski vazias. Ainda assim os turistas abundavam.




Estacionámos ao lado do Complexo olímpico, basta seguir as setas. O sinal de trânsito do parque indica que é proibido o estacionamento de AC depois das 21.00 , mas não só ficámos, como lá dormimos. Um alemão nosso vizinho disse-nos mesmo que na Alemanha se pode dormir pelo menos uma noite em qualquer parking, sabiam? Deve ser verdade, porque a polizei passou e nada disse.





Para quem gosta de cenários idílicos, de vilas arrumadas e limpas, de praticar ski e contemplar montras sempre com os mesmos artigos alusivos à prática de montanhismo sobre neve, G. será um destino super-aconselhável. Para mim, não pude deixar de admirar a beleza paisagística e a organização à alemã, mas não fui consumida pelo prazer.




Pude verificar que seria talvez interessante ir até ao topo da montanha, numa viagem num comboio verde de lata. A fila para os tickets era enorme (como será no Inverno?)... Muitas filas e muitos euros , fizeram-nos arrepiar caminho e, depois de uma noite bem dormida, partimos em direcção a Fussen... prometo que Fussen vos irá entusiasmar, porque a mim, agora que aqui estou, meses depois, é sempre Aquele sítio que mais me corre pelas ruas da memória... até Fussen, e viva o frio!


2 comentários:

Maria Sancho disse...

Gosto imenso de ler as descrições que faz das suas viagens.Sinto que ando por lá,Garmish-Parten. é um lugar paradisíaco onde já fui 4 vezes e ainda lá voltava.Aliás conheço bem toda aquela região .Aquelas casas com lindos jardins,os verdes,asflores,a limpeza, o civismo,enfim um nunca mais acabar de encanto para os olhos e para á alma.Continue|

Paula Vidigal disse...

Obrigada, Maria, pelas suas simpáticas palavras.
Não me diga que faltou aos desportos de neve em Garmisch? Estamos em Fevereiro eheheh.
Bjs