terça-feira, 1 de novembro de 2011

Passo a palavra: camping Monte Carvalhal da Rocha



Em Agosto, abrimos o mês com uma exceção nestas coisas do “acampar”, passando dois dias relaxantes à alentejana, isto é, sem nada fazer… no nada alentejano. Agora, em Novembro, apesar do tempo estar pouco convidativo, passo a palavra.
O nada (que afinal é tudo, como dizia Fernando Pessoa) é um camping situado no sudoeste alentejano, a parcos metros da praia do Carvalhal, a 3 Km de Zambujeira do Mar e a 10 de S. Teotónio, distrito de Odemira. Na placa e no site lê-se : “Monte Carvalhal da Rocha”. (http://www.roteiro-campista.pt/Beja/ing/montecarvalhal-frame-uk.htm)





No alto do monte, olhando uma tira azul do Atlântico, o dito camping respira verde e casinhas alentejanas de “cal” branca e roda-pés ocres e marinhos, tudo esmeradamente cuidado e pensado. Um trabalho de longos anos de dedicação de uma família alentejana (pais e filhos) que faz do espaço o seu refúgio de trabalho, de hobby, de família, de amizades.


Para além do espaço confinado ao campismo, há ainda apartamentos rurais de extremo bom gosto, o restaurante de largas janelas e terraço, a simpática piscina, a esplanada soalheira e, do outro lado da estrada, a raça equestre em alegre passeata e a quinta biológica de tomates e pimentos coloridos, abóboras frugais, outros vegetais e animais…

Registe-se a simpatia do hortelão, assim como a hospitalidade servida em oferendas que nos acompanharam à mesa por terras de Portugal.




Ali perto, algumas praias a conhecer e saborear: a da Machada (vulgo, da “Corda” – que não vislumbrámos…) e a do Carvalhal, uma tira de areia por onde o mar vai entrando, formando pequenas “baías” que são a delícia da pequenada.. No parque de estacionamento, algumas AC. Poderá ser uma alternativa ao Camping (enquanto a lei o permitir), mas como já disse, desta vez abrimos uma exceção. Em boa hora!