sábado, 1 de novembro de 2014

Bled, um lago 3D?

Dia 17

O encanto esloveno era tanto que decidimos não partir logo. O lado Bled, uns 54 quilómetros mais a norte, não podia ser uma página em branco. E ainda bem que não foi.

Lembram-se daqueles postais dos anos 70 a 3 dimensões que emitiam um barulhinho quando se passava com a unha? Assim, com paisagens de contos de fadas e às vezes cisnes? 



É isso mesmo, estou a falar do lago Bled.
Aquele que é conhecido pela sua icónica e minúscula ilha (a única dos eslovenos) situada num pequeno penhasco, no centro do lago. No seu interior uma pequena igreja aonde se chega subindo uma larga escadaria. Diz a tradição que tocar o sino e pedir um desejo é ponto assente.



Só tem acesso através de uma barcaça tradicional ( a pletna),  quem sabe em pé numa prancha (?),  mas cá de casa chegou-se a ela atravessando a nado o calmo e suave lago. Esqueceram-se foi de tocar o sino… provavelmente porque ainda levavam nas mãos um bola de polo…




 pletna


Travessia a nado

Para além da ilha o outro ponto turístico é o castelo de Bled, no topo de um gigantesco penhasco à entrada do lago.


Apesar da ilha e do castelo o mais fascinante é todo o enquadramento paisagístico, a calma que emana do espaço, as cores fantásticas, as águas cercadas por uma vegetação linda de verde, a transparência e limpidez do espelho de água e ainda o ambiente relaxante e único.


Os banhos são divinais, que temperatura de água mais amena… podendo o mergulho fazer-se em qualquer uma das praias existentes… nós fizemo-lo em mais do que uma, com direito a travar novas amizades (da longínqua Singapura) e tudo graças a uma bola de polo…






 A volta ao lago faz-se numa hora para quem ande sem parar, para quem, como nós, tomava banho em todas as praias foi percurso para toda a tarde.




Chegados ao final do círculo e ao ponto de partida, nada como provar a relíquia da doçaria regional, uma fatia do ancestral bolo de natas e baunilha, o bolo de creme de Bled! De comer e chorar por mais!


 Repito: lembram-se daqueles postais dos anos 70 a 3 dimensões que emitiam um barulhinho quando se passava com a unha? Assim, com paisagens de contos de fadas e às vezes cisnes ? O lago Bled é um postal real , cópia de um desses postais e com direito a cisne à séria e não a 3 D mas a 5 S(ensações)!!!


Estacionámos no centro de Bled, num parque para carros e autocarros ( 5  € , até às 17 horas) , dispensando o parque frente à praia onde se pagava o dobro e já não havia lugar.
O dito parque vai perdendo clientes ao fim do dia e foi para onde fomos perto da hora do jantar e aí pernoitámos até às 7 e tal (pagámos 10 €, à noite uma senhora surgiu a cobrar bilhete). (N 46º 05. 952  E 014º 31. 094)
Do outro lado do parque fica o camping e à frente, como não podia deixar de ser, mais uma praia lacustre.
Para fechar o dia, mas não com chave de ouro, o céu quase que nos caiu em cima, como diria Astérix, com uma trovoada imensa que durou quase toda a noite.

Sem comentários: