domingo, 26 de abril de 2015

Vila Franca, a de Xira


Há locais aos quais vamos porque a sua História é rica e imensa, outros porque a paisagem envolvente é deslumbrante, outros porque amigos esperam por nós, outros… porque as contingências não nos dão escolhas apesar de já sabermos que nem a beleza nem a riqueza são o seu forte.

De Vila Franca de Xira apenas me lembrava da linha de caminho de ferro e tenuamente das palavras de Almeida Garrett  em Viagens na minha terra. Fui reler agora ; palavras sobre a Restauração e , claro, a vilafrancada. Em Vila Franca , relacionado com história e política, vi apenas uma placa anunciando que foi a primeira vila a proclamar a República.



Confirmei que a linha de comboios continua a ser é o seu ponto forte, em qualquer lado onde se esteja o som dos comboios faz-se anunciar. Não vale portanto a pena pensar em dormir numa autocaravana nos locais possíveis, ao lado da praça de touros, por exemplo, passa o comboio, mais à frente perto do cais o mesmo som e em Alhandra , perto da praia dos pescadores, novamente a linha. Quando não é a linha é a estrada de paralelos por onde circulam carros.




Melhor sítio para dormir, creio que fizemos a escolha certa, é o parque de campismo municipal. Inserido num parque verde onde também ficam as piscinas (afinal o nosso destino), revelou-se a  opção certa. Pena que logo depois da relva o intitulado parque de campismo tenha um solo menos viçoso  e anuncie um  ar  pouco cuidado e já ultrapassado, de imediato espelhado pelas caravanas residentes cobertas de ferrugem, plásticos e jardins degradados de madeira.



 Ficamos logo a desejar sair dali, mas perante a hipótese de ouvir o piar dos pássaros ao invés dos silvos dos comboios, aceitam-se os factos. Apesar da pouca beleza, foram, ainda assim, duas noites bem dormidas.


Decididos a explorar a vila que afinal é cidade , deparou-se-nos afinal um simpático cais com animação e um caminho pedonal à beira rio até à povoação de Alhandra que aproveitámos na totalidade.



Cais da Jorna




Um novo marco reluzente e extremamente apelativo é a recém inaugurada biblioteca, com o sugestivo nome de “Fábrica das Palavras”. Um bloco gigante de cimento virado para o rio, de seis andares, e com olhos grandes a ver as águas. Quem está lá dentro é banhado de luz, não só pelas palavras dos livros , revistas ou da informática ,mas ainda pela brilhante cor do rio a espelhar o céu.








Houve quem adorasse o passeio à beira rio



No centro da vila, alguns recantos com um ar simpático no que toca à restauração , nomeadamente algumas “tertúlias”, apesar de não  podermos confirmar porque não exercitámos o paladar.



Como veem, vale sempre a pena entrar e explorar, a Vila que pensámos ter pouco para oferecer , não fossem as contingências que nos lá levaram, acabou por satisfazer.

1 comentário:

Tania disse...

Bem interessante. Também gosto bastante de andar de casa ás costas.
Existem boas alternativas no Algarve, como por exemplo na Algarve Villas