segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lago e música, vinho e tomatada , sem esquecer a aldeia mais bonita de Portugal e arredores



Às vezes há improvisos e decisões inesperadas que podem ser mais felizes que uma planificação bem projetada e delineada.
De repente “Vamos !”, e eis que fomos na disposição de ver algo inovador e criativo. Um concerto no Grande Lago do Alqueva , literalmente no lago ! O anfitrião seria o grande barco “O Guadiana”, o seu terraço serviria de palco à Orquestra Clássica da Universidade de Évora. 


Concerto à noite




Raios laser




Artes plásticas, obra de um ex-aluno que redescobri


 Ensaios à tarde




No espelho de água refletir-se-iam o barco, as luzes, o som, as cores e formas. E assim foi na sexta-feira passada, um espetáculo organizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Portel.
A partir das 21.30 (pena foi o frio que se fez sentir) a dita orquestra tocou de lá, do grande lago, para o lado de cá, em terra, onde poucas dezenas de pessoas assistiam. Uma outra orquestra, a de sopros, tocou depois num palco frente ao cais onde iates azuis e brancos baloiçavam ligeiros. O frio arrepiou, mas a ambiência e a originalidade do espetáculo tudo superaram.
 Assim como o vinho tinto da Ervideira, assim como a tomatada com ovos, na autocaravana estacionada. A única por aquelas bandas.


Noite cerrada foi percorrer os poucos quilómetros até Monsaraz, no seio do escuro que, no dia seguinte acordou cinzenta e opaca, a paisagem lembrava a Noruega, talvez uma visão de quem nunca lá esteve e de quem não está habituado a ver aqui tanta água.



Quando o sol espreitou, voltou a ser Alentejo naquela que indubitavelmente é uma das mais belas aldeias do mundo…

Há melhor “museu aberto” que este? Melhores cores que estas? Melhor poesia visual que esta?



Se calhar também podia ser África








A antiga escola transformada em Wine shop... tudo no Alentejo se rende ao palato








 
 A lareira da escola primária







2 comentários:

Teresa Diniz disse...

Um sítio magnífico, sempre com coisas para descobrir!

Soraia disse...

Fantástico local, excelentes fotos.
Boa partilha.
Cumprimentos. Farmácia Faro