sábado, 8 de maio de 2010

Julie, Jule & Paula na cozinha dos blogues



(Pensamentos inspirados num filme leve e inspirador, com a actuação fabulosa de Marly Streep: Julie & Jule)
Quando o marido de Julie lhe perguntou o que gostava de fazer , ela respondeu “Comer”. Quando Jule pensou com o marido o que poderia fazer para se libertar do tédio do dia-a-dia, nasceu o projecto de Jule registar num blogue as suas experiências culinárias. No final, a primeira escreve um livro de culinária e torna-se famosa, a segunda desperta a curiosidade e interesse de múltiplas editoras e, depois do blogue, vêm o livro e o filme...
Se me perguntarem o que gosto de fazer, respondo sem hesitações “viajar em autocaravana”. Para me libertar do tédio rotineiro e profissional, escrevo num blogue de viagens. A diferença é que isto não é um filme, os meus visitantes até não são muitos, os comentários não são às dezenas e nenhum editor me contactou.
Se calhar porque não escrevo sobre culinária...

Por isso, sem poder viajar, encerrada num Alentejo que teima em esvair-se em água (creio que no restante país a paisagem se mantém igual), aqui vai uma receita poética que também já foi mote de inspiração noutras viagens (http://viajantedecasaascostas.blogspot.com/2009/12/acorda-alentejana-em-melamina.html)

Açorda alentejana
Aproveitar o único pão do mundo que tem as virtudes de se reutilizar de formas diferentes e sempre saborosas (o alentejano, claro), e cortá-lo em pedaços como se brincássemos aos puzzles.
Cozer entretanto pescada, numa cascata de água a borbulhar . Enquanto as gotículas de vapor enchem o ar, juntar o odor fresco , verde e adoçicado de coentros ternamente colocados num almofariz de madeira. Misturar ao perfume alhos e sal. O almofariz tocará outra música, até se obter umas pasta homogénea e alegremente verde.
Para finalizar, juntar à agua impregnada do peixe, ovos que irão a escalfar (Jule teve dificuldades neste experiência, aqui , mesmo sem ser especialista, caem sempre bem e sabem ainda melhor).
A primavera chega (apesar da chuva teimosa), as uvas poderão juntar-se ao colorido do prato e combinarem com a cor do copo. Simples, rápido e genuíno.
“Bon Appétit!"
Preferem com ovo cozido ou escalfado?


3 comentários:

RauLopes disse...

Hei, então antes de regar isto com um bom vinho não tem de se regar o pão com um fino azeite virgem?
Oh Paula, eu já percebo pouco destas artes, assim ainda fico mais baralhado.

Paula Vidigal disse...

Peço desculpa, na 1ª receita que já havia escrito (no link) menciono o azeite e agora pus-me com poesias e esqueci-me.
Depois de tudo preparado, verte-se a mistura de alho, sal e coentros numa terrina e uma colher de azeite por pessoa. Mexe-se e verte-se a água onde se cozeu o peixe.
....

Vá praticando...

João Morgado disse...

E não é que até já marchava essa açordinha? O ovo escalfado, por favor.
Um abraço