quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aldeias de xisto - a de Oliveiras



Também no concelho de Proença-a-Nova, esta é uma das muitas aldeias de xisto da Beira interior, inserida no verde intenso, longe da civilização, mas, por outro lado, de fácil acesso por meios automóveis próprios. Pior seria noutros tempos, aí sim, os seus poucos habitantes (noutros tempos certamente em maior número) estariam isolados no seio da mãe-natureza, banhados pela luz natural. Hoje, “casa” de poucas famílias e algumas só de fim de semana e veraneio, a aldeia vai conhecendo reestruturações e melhoramentos com o trabalho individual de alguns e (dizem) com os  apoios comunitários. Desse alojamento denominado de local estão à espera as casas com nomes pitorescos como Casa do Forno, da Travessa, da Pífara…



Alojamento local




Por fora o xisto, por dentro já bastante conforto e comodidades, certamente muito diferentes de outros tempos… Mantém-se a traça das ruas estreitas e, por exemplo, o forno comunitário (faz parte da Casa do Forno), ainda a dar que falar e a dar que mastigar.
No outro lado da aldeia, a D.Maria José  recebeu-nos afavelmente, respondendo às perguntas turísticas e mostrando-nos as suas eternas obras e transformações de bom gosto, operadas para gáudio de turistas. Não de turistas como nós, mas nunca se sabe, estamos sempre abertos a outras experiências mesmo fora da casinha sobre rodas. Se alguém que nos esteja a ler, precisa de inspiração para um fim de semana de calma, relaxe e regresso às origens, teremos todo o prazer em dar-lhe o contacto pessoal destes novos alojamentos de xisto, com lareira, esplanada e churrasco.
A escassos metros da aldeia, espreita e soa outra atração: a recém galardoada 2011, Praia da Fróia  (próxima crónica prometida).

1 comentário:

Wicca disse...

Ficámos muito lisonjeados com as vossas palavras!
Muito obrigada. É esta a motivação que nos faz querer continuar a divulgar esta aldeia e a investir em proporcionar um alojamento que tente seguir as velhas tradições da zona.

Bem-Hajam!!!