quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Percursos pedrestes no centro



Com sol e frio de inverno, nada como metermo-nos a caminho, a pé, por esses campos fora. Está na moda porque é saudável, mas é também uma forma de conhecer a flora, a fauna e o nosso património rico em História, cultura e vida. O nosso luso-património.
O mote é Proença-a-Nova, no “ centro do encanto” dos percursos e rotas pedestres, no “centro do encanto” das praias fluviais e aldeias de xisto, ou seja, no centro do país. Basta ir ao Posto de Turismo (ou internet) – e aproveita-se logo para colorir e refrescar os sentidos no recente parque do Comendador João Martins  - e trazer um saco cheio de folhetos ilustrativos. Depois é difícil escolher o percurso certo, tanta é a oferta.
 
Parque em Proença


Conosco, a escolha recaiu no intitulado “PR2 – os segredos do vale de Almourão “. O percurso inicia-se em Sobral Fernando, aldeia situada numa encosta a contemplar a vizinha Foz do Cobrão, ambas separadas pelo rio Ocreza, cenário idílico e místico.
Da aldeia partem vários percursos, apeteciam todos, mas a foto das “portas” de Almourão tinha-nos aguçado o apetite.


Sobral Fernando
Partamos pois. Atravessa-se a aldeia, umas ruas a subir (percurso de dificuldade média) e lá se vai por um estreito caminho sempre com os olhos postos no Ocreza e suas curvas, até se chegar às ditas portas que, afinal, se afiguraram beneficiadas pela lente mágica de um qualquer Photoshop ou assim. A garganta tinha-nos feito lembrar os caminhos míticos do Sr. dos Anéis, mas afinal o quadro era outro e de elfos nada encontrámos, a não ser que contemos as agilidades acrobáticas dos escaladores da rocha. A sobrevoar-nos, bem que podia ser a águia de Gandalf, apesar de o folheto falar em abutres e cegonhas. Lá no alto, porém, voava uma mancha negra, dominando os céus.
A duração é de cerca de 2 horas para 6,5 Km até Carregais, nós ficámos a meio do percurso, o que significa que gastámos o mesmo tempo e as mesmas solas.




 escalada
 rio Ocreza

 garganta de Almourão
 versão photoshop
 
Anoitece cedo, é a desvantagem do inverno, mas no calor de verão será uma sugestão impensável. Experimentem pois na primavera.
(Para os autocaravanistas: há a possibilidade de estacionar à beira da estrada, à entrada da aldeia Sobral Fernando. Para pernoita: o parque Comendador João Martins ( N 39º 45’09,1’’ W 00.7º 55’38,8’’   ), em Proença-a-Nova).




 pernoita

Sem comentários: