sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mais uma rica vila alsaciana

1 de agosto 2015

Neste simpático cantinho de França (Alsácia pois então), a partir de Kaiserberg , num raio de poucos quilómetros,  pode-se estar ali semanas visitando alegres e coloridas vilas, sem saber dizer qual delas a mais bonita. Partimos de lá à procura das mais bonitas.
Riquewihr é outro exemplo cromático e encantador no coração dos vinhedos. Classificada como uma “das mais belas vilas de França”, será por isso que, das duas vezes que a visitámos (agora  e em 2006), as suas ruas estão sempre repletas de turistas.
O seu nome deriva do nome próprio de um dos seus originários proprietários, Richo, tendo depois evoluído para Richovilla. Foi das poucas vilas deste lado de França que sobreviveu aos ataques da 2ª Guerra Mundial e hoje mantém-se intacta e maravilhosamente autêntica. Um cenário de filme se quiserem recuar até à Idade Média.
O seu fascínio deve-se sobretudo à sua dupla fortificação e a dupla visita: por um lado, o interior do burgo destacando-se a rua central que corta a sua geometria circular em dois; 







por outro lado a parte exterior, na qual , no que outrora seria o fosso , assentam hoje as costas das casas , visão igualmente interessante e bela.




Todas estas vilas: Colmar , Kaiserberg e Riquewhir são o sítio ideal para quem gosta de mercados de natal ao ar livre. Isto é, no natal o cenário é outro e as ruas vestem-se com outro colorido, do qual falo sem experiência alguma, baseio-me apenas em imagens e suposições. Riquewhir , sabendo que em dezembro eu não lhe faria uma visita, brinda-nos com a eterna loja de natal Kathe Wohlfahrt, um autêntico museu de natal, aberto todo o ano.

Não a repetiremos certamente no natal, mas repeti-la-íamos mais à frente na nossa rota… na Alemanha… mas isso é história para outro capítulo…

Sem comentários: