domingo, 6 de setembro de 2015

Noite de lua cheia

Dia / noite 4

29 de julho

Depois da visita matinal à vila que parou no tempo , depois de remoermos em estrada e em quilómetros a visão fantasmagórica de um passado tornado presente, depois de , depois de…
Tínhamos de parar e descansar, o dedo caiu no mapa e o Michelin indicou no seu sublinhado verde a cidade de Chalon sur Saône. 



Quase nem é preciso procurar se há áreas de serviço para autocaravanas, em França há sempre áreas de serviço,  seja em aldeia, vila ou cidade. Não foi preciso o GPS, logo à entrada da cidade desconhecida as setas indicavam a autocaravana azul a despejar águas.
Sítio sossegado (N   46º 73´3´´  E 4º 51´47´´) , com serviços, grátis, ao lado de jardim amplo e das muralhas, o centro ficava perto e ao entardecer fomos à sua descoberta. Mais uma vila quase deserta 
(só em Portugal é que nos deitamos tarde?), apenas algum movimento na praça central ,  a Place du Marché, com um certo ar de Alsácia nas suas casas de madeira, apesar de ainda faltarem muitos quilómetros, e com a sua elegante Catedral de Saint Vincent.





Ao que apurámos, a vila alberga um festival de artistas de rua bastante animado… havia terminado três dias antes. Chalon é também o berço do inventor da fotografia, Nicéphore Niepce, fomos de tal informados nas várias alusões toponómicas ao longo das ruas calcorreadas do centro antigo.
A bordejar as ruas centrais espreitava o rio Saone, claro. De noite, escuro, de dia as “promenades en bateau” teriam certamente um aspeto mais convidativo.

Ficámo-nos pela noite de lua misteriosa.


Sem comentários: