terça-feira, 13 de abril de 2010

Paragem obrigatória em Marrocos ... por 10 dias

Em 10 dias efectivos em Marrocos, com partida a 31 de Março e chegada a 11 de Abril, não havia hipótese de Permanecer, Relaxar, Estar, Conhecer muito. De início, as Dunas de Erzouga eram uma das metas, mas cedo constatámos que era difícil com o pouco tempo de que dispunhamos e uma autocaravana que não é voadora. Desconhecíamos ainda nós o estado das estradas (algumas nacionais bem piores que as nossas rurais) e os limites de velocidade altamente policiados com direito a multas fresquinhas de 40 € (sim, também as conhecemos quase na pele)! As dunas e o deserto terão de esperar por outra oportunidade, prevejo que na reforma (o que deve implicar o NUNCA)…

Aqui fica o itinerário realizado, mais ao menos pensado, mais ou menos improvisado (porque o que há de bom desta vida em AC é a possibilidade de alterar planos e traçar novas rotas), que poderá ajudar quem, como nós, tiver pouco tempo:

- Dia 1 – Évora- Algeciras (Gutierrez, Viajes Normandie, ticket.gutierrez@telefonica.net)-viagem no ferry – Tânger- pernoita camping , em Martil, Complexe Touristique Alboustane – N 35º37, 76´ W 05º 16,56´).

- Dia 2 – Martil-Tétouan – Chefchaouen (pernoita no camping Municipal Azilan , N 35º 10,50´W 05º 16´).

- Dia 3 – Chefchaouen – Fez (pernoita no Camping Internacional de Fes).

- Dia 4 – Fez (pernoita no mesmo Camping).

- Dia 5 - Fez – Ifrane – Afourer (pernoita em parque de estacionamento do Hotel Tazarkount).

- Dia 6 - Afourer – cascatas de Ouzoud- Marraquexe (pernoita camping Relais de Marrakech N 31º 42 408´ W 007º 59 407´).

- Dia 7 – Marraquexe.

- Dia 8 – Marraquexe – Temara (camping).

- Dia 9 – Temara- lagoa de Moulay Bousselham- Larache (pernoita em área de repouso marroquina: Aire de la Comarite N 35º 09, 65´W 06º08,60´).

- Dia 10- Larache – Assilah(Arzila)- Tânger (pernoita camping Miramonte – N- 35º47,45´ W 05º 49,95´).

- Dia 11 – Tânger- Algeciras (pernoita zona Lidl/ Carrefour).

- Dia 12 – Algeciras- Aracena- Évora

Viaturas da viagem : AC de 6,50m e Van Westfalia.

Protagonistas: 4 adultos, dois adolescentes, duas crianças de 10 anos.

Guias e outros equipamentos indispensáveis:

- Guide J. Gandini, Campings du Maroc 2009-2010, Éditions Extrem´Sud (encomendei pela net , mas encontra-se em quase todos os campings marroquinos e logo no “Guttierrez”, em Algeciras).

- Guia verde da Michelin, de Marrocos (ou provavelmente outro).

- GPS (apesar do obtido pela net não ser o mais fiável – a estrada era sempre ao lado da desenhada), até se portou muito bem e foi uma ajuda imprescindível! Obrigada a todos os companheiros cibernautas que nos foram dando dicas para obter o modelo compatível com o nosso Garmin!

Total de Kms percorridos: 2,500 Km.

Despesas ferry: 250€ (ida e volta).

Média diária em campings (AC e 4 pessoas) – entre 100 (10€), 120 Dirhams (12€).