domingo, 16 de agosto de 2020

Era uma vez... um rio

 

Era uma vez… um rio

 

Na terra, Arcos de Valdevez, um rio em forma de U, cuja barriga alberga a refrescante e concorrida praia da Valeta. É o rio Vez, dizem que o menos poluído da Europa. Escorre pelos Arcos das pontes de outrora, formando espelhos transparentes.




Arcos de Valdevez

Saindo para fora da  terra , Arcos de Valdevez, diz a tradição “onde a história se fez”,  o rio Vez e os cenários envolventes enquadram-se na reserva mundial da biosfera, ao longo de um percurso de ecovia de  32 km que desagua no Lima, depois de Ponte da Barca, ou em sentido contrário, vai ziguezagueando até à aldeia de Sistelo, premiada “7 maravilhas de Portugal”.




Sistelo

Ao longo dos 32 km da ecovia do Vez – o melhor é dividi-los por etapas e deixar escorrer os dias ao longo do rio – é tempo para estar em contacto com o silêncio entrecortado por alegres trinados e cascatas melodiosas, pontes e passadiços, moinhos, azenhas, solares. 


Ecovia do Vez

De espaços a espaços um local paradisíaco para um mergulho nas águas cristalinas e tépidas; volta e meia um pequeno bar, invariavelmente batizado de “Bar do rio”. Contámos pelos menos três: em Ponte de Vilela , em Carreira ( a simpatia extrema dos proprietários até nos deixou pernoitar na melhor de todas as “praias” e paisagens a fazer inveja a qualquer pintor impressionista)  e em Gondoriz.







"A nossa praia" 



Bar do Rio


Para terminar o dia, um mergulho final na praia da Valeta e um périplo pela vila à procura do tradicional bife macio de cachena, acompanhado pelo suculento arroz de feijão.


Broa frita e alheira de cachena no Pote

De certeza que o roteiro se repetirá outra vez.

Sem comentários: