quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Esperando que a onda não chegue

 

 

Pensamos que controlamos a natureza,  mas é o inverso, apenas a descontrolamos.

Em 1905, uma derrocada de um pedaço da montanha Ramnefjellet, na Noruega, provocou um  tsunami  que levou à frente aldeias  e suas respetivas vidas.  Em 1934,  a mesma montanha voltou  a ouvir-se e a  tragédia repetiu-se:  uma derrocada de mais de 700 metros de altura provocou três ondas com mais de 60 metros de altura.

 Esta realidade foi ficcionada no filme "A onda", o qual  projeta o incidente  mudando o cenário para a vizinha Geiranger.


 

 Vale de Loen, Noruega

  A Igreja de Loen  presta homenagem  às vítimas do incidente  num  Memorial que olha o vale. Os nomes nele gravados deixaram de ver há muito, alguns deles bem precocemente…





O Homem espera que a história não se repita, inventa estratégias preventivas, mas ele mesmo considera que o mesmo Homem também contribui para a agitação da montanha,  a qual um dia voltará a rugir e a história voltará a repetir-se  com a chegada de Nova Onda, enviada pela montanha como que a dizer, “Aqui estou eu, não me esqueci”. Poderá suceder  novamente na Noruega,  como em qualquer lugar do mundo,  como em qualquer lugar perto de nós…

 

Esperando que a escada não nos leve ao céu, mas que apenas seja adereço na natureza... 

Sem comentários: