domingo, 18 de setembro de 2022

Justice4Grenfell *

 

Notting Hill não é só o filme com o mesmo nome ( Julia Roberts e  Hugh Grant,   lembram-se?) e  não é só o seu carnaval de agosto (que muitos desconhecem). Notting Hill é também a zona conhecida pelo mercado alternativo de Portobello Road, porém, mesmo ali ao lado, ergue-se a terrível memória de uma  tragédia: o dantesco incêndio da Torre de Grenfell, em junho de 2017.


                                                         

O mercado continua lá todos os sábados com roupas vintage, artesanato, frutas e legumes,  pessoas cheias de vida.




 

 Portobello Road também, com as suas lojas curiosas,  as suas cores amistosas,  as evocações de arte, vida e mais vidas.



 



 

O  filme com o mesmo nome continua a ser  evocado nos cartazes,  na porta azul  simultaneamente fotografada  e vandalizada,  na livraria apetecivelmente concorrida.






Também as ruas vizinhas ao mercado formadas por mansões brancas e coloridas e os seus mews (edifícios usados , no passado, como cavalariças; hoje zonas de habitação altamente inflacionadas) singulares e isolados,  como pacatas aldeias no meio da confusão da rua cosmopolita. E, pasme-se ou não , ainda lojas portuguesas a recordar a pátria!




Mew em Portobello Road

 





Interior Lisboa Delicatessen

 Porém, nem tudo respira alegria e vida. Ao lado de tudo isto,  ergue-se na vizinhança  o esqueleto branco  da tragédia , embrulhado em plástico, onde um incêndio devastador, a começar num frigorífico de uma habitação e alimentado pelo material inflamável do isolamento exterior, causou a morte de 72 pessoas.  A torre de 24 andares - Grenfell - integrada em North Kensington Council,  continua a assombrar a zona e a clamar por Justiça.


 

Grenfell Tower 

Para quem caminha de olhos colados ao chão,  a tragédia continua a  lembrar, em muitas línguas,  a justiça não cumprida.




 

Para quem olha em frente ou para o céu,  verá o coração da Torre  embrulhada, a bater com esperança de que  a história não se repita.(Para outros há ainda o Memorial Wall, mais um muro das lamentações que nunca poderão ser saradas). 

Desde 2017 espera-se  uma decisão que contemple o que fazer com a Torre.  Continuar erguida até que a justiça se cumpra,  ou demolir para se esquecer?

 

*   https://justice4grenfell.org/about/


 

Sem comentários: