quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Ribadavia, Festa da istória





Traduzido à letra, “acima do rio Avia”, mas antes disso foi “Abobrica”. Talvez palavra de origem celta como tanta coisa neste canto celta, a Galiza.

Falo dela porque ainda estão a tempo de preparar as malas e partir, já que neste fim de semana, o último sábado de agosto, se realiza a “festa da istória”. O cenário natural tão fortemente medieval da vila faz jus ao facto de esta festa ser declarada de interesse nacional.

Ribadavia chegou a ser capital do reino da Galiza, foi senhorio do Conde de Ribadavia, o sr. Sarmiento, dono do castelo que ainda hoje é ex-libris da povoação e que pode ser visitado, apesar de ser praticamente muralhas e ruínas no seu interior.



Mais interessante do que a visita ao castelo são as antigas ruas descendentes e ascendentes ainda de traço medieval, nas quais se instala a antiga judiaria (o próprio Conde de Sarmiento era judeu). 





Outras igrejas e capelas espreitam em cada esquina, largo e larguinho, sendo a mais curiosa a de Santiago com a sua porta lavrada de motivos alusivos ao popular santo.



Para além da sua beleza arquitetónica, Ribadavia é centro do famoso vinho Ribeiro e fica perto do vasto conjunto termal que percorre o vizinho rio Minho.



No meio do arvoredo, num sítio calmo e pleno de sombras, fica a ASA para autocaravanas (N 42.285599  W -8. 142880).

Do que estão à espera, caros autocaravanistas e apreciadores de recriações históricas, sobretudo se viveis perto da fronteira galega?

( Todas as fotos foram tiradas em agosto, uma semana antes da festa).

Sem comentários: